quinta-feira, 24 de setembro de 2009


Copa da UEFA terá árbitros atrás do gol, como no Carioca
Rio de Janeiro exporta inovação na arbitragem

Núcleo do Melhor Futebol do Mundo

Atualizado em: 02/06/2009

Publicidade

A próxima Copa da UEFA (que se chamará Liga da Europa) terá uma novidade na arbitragem, espelhada no futebol brasileiro. Como nas finais do Campeonato Carioca de 2008 e 2009, serão cinco árbitros ativos. Além do juiz e dos bandeirinhas, haverá dois auxiliares atrás dos gols, responsáveis por assinalar incidentes e desvios de conduta dentro da área, assim como confirmar lances duvidosos em que a bola ultrapassou ou não a linha da meta.

A novidade começou no Campeonato Carioca há um ano atrás e, apesar de não ser autorizada pela FIFA, foi realizada normalmente. O trabalho dos auxiliares europeus será maior, já que aos brasileiros cabia apenas a atribuição de confirmar ou não lance de gol duvidoso e, por isso, não foram solicitados.

A experiência oficial começou em outubro, no torneio europeu sub-19 e ganhou a admiração do presidente da instituição, Michel Platini.

"Todo mundo concorda que os árbitros precisam de ajuda. O futebol está ficando cada vez mais rápido, assim como os jogadores, e, às vezes, os juizes tem missões impossíveis. Dois auxiliares extras, focados nas áreas, darão uma valorosa contribuição", afirmou o francês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário